segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Índios Nambikwaras mudam hábitos e alcoolismo aumenta em reserva

Redação 24 Horas News

Os motivos não são mais os mesmo. Acostumados a beberem sua bebida tradicional, a Chicha (bebida fermentada feita à base de milho, arroz ou mandioca), em rituais funerários e batismos, os índios agora fazem uso do álcool em qualquer ocasião. É o caso da etnia Nambikwara, aonde a incidência do alcoolismo vem crescendo a cada ano.
De acordo com Fernanda Miranda, enfermeira responsável pela assistência à saúde nas aldeias Nambikwara, a bebida também mudou. “Hoje eles consomem muita bebida destilada. Aliás, em nossas reuniões com os indígenas, procuro sempre ressaltar o resgate da bebida cultural, pois, no caso dos nambikwaras, a Chicha não é fermentada, ou seja, não possui teor alcoólico algum”, destaca.
Os trabalhos com a etnia tiveram início há sete meses. Primeiramente, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Cuiabá - da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - realizou um levantamento do número de dependentes. Desta forma, conseguiu identificar que o fácil acesso às zonas urbanas foi crucial para o agravamento do alcoolismo na região de Sapezal (480 km da capital). Partindo da necessidade de ações de prevenção e tratamento, do início deste ano para cá, três índios vem conseguindo controlar a dependência e já contribuem como multiplicadores, dando seus testemunhos.
Fernanda conta que alguns índios têm resistência em tratar do assunto. “Sempre que vou às aldeias, converso com os caciques e lideranças para convocarem os membros a fim de participarem das reuniões”, revela sua estratégia ao destacar que os trabalhos de prevenção também são realizados nas escolas. “Já existem casos de adolescentes que fazem o uso precoce da bebida e isso nos preocupa muito”, sinaliza.
É nas festividades que Fernanda vê uma ótima oportunidade de conversar com os índios sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Em algumas ocasiões, as festividades podem duram até 30 dias, como no caso da ‘Festa da Menina Moça’. Ao chegar à puberdade, em sua primeira menstruação, a jovem índia é isolada dentro de casa por cerca de um mês. Neste período, a aldeia festeja com muita comida, bebida e danças. A comemoração é encerrada com a apresentação da nova moça à aldeia.
“Recentemente, foi realizada uma festa junina na aldeia. Dançamos quadrilha, fizemos diversas brincadeiras e brindamos a festa de São João com quentão sem álcool. Esta foi a primeira tentativa de excluir qualquer tipo de bebida alcoólica de uma festa. Todos gostaram e celebraram a tradição católica ”, destaca Fernanda.
Hugo Fernandes

Um comentário:

  1. Ronan Alexandre: A tribo Mambikwaras tem o habito de beber bebidas fermentadas em suas festas porém nos últimos anos eles estão adquirindo o habito de beber bebidas destiladas devido a proximidade ao centro urbanos em Cuiabá. Tentando resgatar as tradições indígenas e acabar com o alcoolismo dentro dessa tribo tem se buscado resgatar as tradições indígenas educando os a utilizarem bebidas tradicionais em suas festas.

    ResponderExcluir