domingo, 20 de março de 2011

Cidade mineira conserva traços de passado indígena

Araxá preserva cultura de tribo de índios que habitava região.
Museus e nomes de ruas remetem aos primeiros habitantes.




A cidade de Araxá (MG) preserva traços de sua história que podem ser identificados nas ruas, prédios e museus. Em diversos locais é possível ver marcas da influência indígena no município, local anteriormente habitado por uma tribo.

“Nossa história está permeada por uma herança indígena que não se pode negar nem esquecer”, diz a historiadora Glaura Nogueira. "Temos vários nomes de ruas, como Pepururé, Itacuru, Ipiaó." 
     
Foi o bandeirante Lourenço Castanho Taques quem deu as primeiras notícias sobre a existência dos índios araxás na região. A tribo foi dizimada pelo capitão de campo Ignácio Correia de Pamplona.

Mas o município não esqueceu suas origens. Por todos os lados, a história da tribo que habitava o local é contada. Um dos exemplos é a via de acesso à cidade. Quem chega a Araxá pela Avenida Imbiara dificilmente sabe que seu nome, na língua dos índios araxás, significa “caminho das águas”.

Os museus da cidade também preservam o conhecimento e o passado do local. Instrumentos de caça, pesca e utensílios dos índios podem ser encontrados em exposição. “Se nós olharmos a nossa cidade de forma atenta, encontraremos vários sinais para interpretarmos. Na história, nada acontece aleatoriamente. Temos uma cultura diversificada, bastante rica, e que merece ser conhecida, interpretada e divulgada”, afirma Glaura
.



Comentário:Acho muito importante a conservação das memórias indigenas, pois faz parte da nossa história e cultura. É importante manter as nossas origem e raízes vivas e sempre lembrar de onde viemos.


Andréia Barbosa Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário